Aminoácidos

De um modo geral, cada composto orgânico pertence a uma determinada função. Entretanto, existem compostos que pertencem simultaneamente a duas ou mais funções, ou seja, são de função mista. Veja :

Dentre esses compostos, têm grande importância os que apresentam as funções amina e ácido: são os aminoácidos.
A nomenclatura dos aminoácidos deve obedecer às regras da IUPAC. Assim a numeração dos carbonos da cadeia principal deve iniciar pelo grupo carboxila; ou então, devemos nomear tais carbonos com letras gregas a partir do carbono vizinho à carboxila

Os aminoácidos são classificados em essenciais e não-essenciais. Os essenciais, ou indispensáveis, são aqueles que o organismo humano não consegue sintetizar, Desse modo, eles devem ser obrigatoriamente ingeridos através de alimentos, pois caso contrário, ocorre a desnutrição. Assim, a alimentação deve ser o mais variada possível para que o organismo se satisfaça com o maior número desses aminoácidos.
As principais fontes desses aminoácidos são a carne, o leite e o ovo.
Os aminoácidos não-essenciais, ou dispensáveis, são aqueles que o organismo humano consegue sintetizar a partir dos alimentos ingeridos.
Exemplos:


Características Físicas

Com relação aos a -aminoácidos, podemos dizer que são todos compostos sólidos incolores, sendo a maioria de sabor adocicado, alguns insípidos e outros amargos. Com exceção da glicina, que é solúvel em água, os demais apresentam solubilidade variável.
Analisando as fórmulas estruturais, percebemos que os a -aminoácidos, com exceção da glicina, apresentam carbono assimétrico; assim, esses compostos apresentam atividade óptica, aparecendo quase sempre na forma levógira.

elembrando: Os compostos que apresentam isômeria optica na forma levógira desviam a luz polarizada para o lado esquerdo.

Propriedades Químicas :

Os aminoácidos apresentam em sua molécula o grupo carboxila (que lhes dá característica ácida) e o grupo amino (que lhes dá característica básica). Desse modo, quando em solução, ocorre interação intramolecular, originando um "sal interno":


Essa interação é comprovada pelo fato de os aminoácidos serem solúveis em água, insolúveis em solventes orgânicos e terem PF e PE altos (características dos sais). E explica o caráter anfótero dos aminoácidos, ou seja, eles reagem tanto em ácidos quanto em bases, produzindo sais.

PROTEÍNAS

Elas são pertencentes a classe chamada construtora, ela participam ativamente em processos de catálise, crescimento, coagulação e transporte de oxigênio. As proteínas são formadas por cadeias de alfa-aminoácidos, essas cadeias possuem vinte  alfa-aminoácidos.

Essas substâncias apresentam o grupo amino preso ao carbono imediatamente seguinte ao grupo carboxila.Os aminoácidos possuem caráter anfótero, ou seja, podem atuar como ácido ou base.

Em todas as proteínas, os fragmentos provenientes dos aminoácidos são unidos por uma ligação chamada ligação peptídica. As ligações peptídicas são moléculas muito grandes, sua massa molecular varia de 6 mil a 1 milhão de u.

As proteínas que tem ausência de um ou mais a.a. , e devem ser misturados para formar uma gama de a.a. essenciais são denominadas proteínas incompletas , são as proteínas vegetais , estas apresentam baixo valor biológico , que é a capacidade da proteína reter nitrogênio na célula .

Balanço nitrogenado positivo é quando a ingestão de proteínas são consumida em quantias adequadas , se a ingestão for menor que o gasto ocorre um balanço nitrogenado negativo (catabolismo).

Ao contrário do glicogênio os a.a. podem ser transportados para todas áreas do organismo onde forem necessários, 20% deste vai para a corrente sangüínea e o resto fica no fígado.

OS VINTE AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS E NATURAIS

Aminoácidos essenciais : não são sintetizados pelo organismo , devem ser fornecidos pela dieta , são 8 totais . Aminoácidos não essenciais : são os que são sintetizados pelo organismo a partir de outros aas , são 13 no total . Vamos falar um pouco sobre os aminoácidos:

Alanina : componente principal do tecido de conexão , elemento intermediário do ciclo glucose-alanina , que permite que os músculos e outros tecidos tirem energia dos aas e obtenham sistema de imunização , ajuda a melhorar o sistema imunológico.

Cistina : contribui para fortalecer o tecido de conexão e ações antioxidantes no tecido, ajuda na recuperação , estimula atividade das células brancas no sangue e ajuda a diminuir a dor de inflamação , essencial para a formação de pele e cabelo.

Ácido glutâmico: percussor da glutamina , prolina , ornitina , arginina , glutathon e gaba , fonte potencial de energia , importante no metabolismo do cérebro e metabolismo de outros aas.

Glutamina: a.a. mais abundante, importante nas funções do sistema imunológico, importante fonte de energia especialmente para os rins e intestinos durante restrições calóricas , no cérebro ajuda à memória e estimula a inteligência e a concentração.

Glicina: ajuda na fabricação de outros a.a. e é parte da estrutura da hemoglobina e cytocromos ( enzimas envolvidas na produção de energia) tem um efeito calmante e é usado muitas vezes para tratar pessoas maníacos depressivas e pessoas agressivas , reduz a vontade de comer açúcar , produz glucagon , que mobiliza glycogen.

Ornitina: ajuda aumentar a secreção de hormônio do crescimento em doses altas, ajuda no sistema imunológico, nas funções do fígado e na cicatrização.

Prolina: importante na formação de tecido de conexão e músculo do coração, facilmente mobilizado para energia muscular, o ingrediente mais importante do colágeno.

Serina: importante na produção de energia das células, ajuda a memória e funções do sistema nervoso, melhora o sistema imunológico , produzindo imunoglobulinas e anticorpos.

Taurina: ajuda na absorção e eliminação de gorduras, atua como neuro-transmissor em algumas áreas do cérebro e retina. Ajuda para uma melhor absorção da creatina pelo organismo.

Isoleucina: usado para energia pelo tecido muscular, usado para prevenir perda muscular em pessoas debilitadas, essencial na formação de hemoglobina.Um dos aas da cadeia BCAA.

Leucina: usado como fonte de energia, ajuda a reduzir a queda de proteína muscular, modula o subir dos percussores neuro-transmissor pelo cérebro assim como soltar das encefálicas, que impedem a passagem dos sinais de dor para o sistema nervoso, promove cicatrização da pele e ossos quebrados. Também faz parte dos BCAAs.

Valina: a.a. interligado (em corrente), não é processado pelo fígado, ativamente absorvido pelo músculo, influencia a tomada pelo cérebro de outros neuro-transmissores (triptofano, fenilalanina, tirosina).

Histidina: absorvem ultravioleta na pele, importante na produção de células vermelhas e brancas, usado no tratamento de anemias, doenças alérgicas, artrite, reumatismo e ulceras digestiva.

Lisina: baixos níveis podem diminuir a síntese protéica, afetando o músculo e tecidos de conexão, inibe vírus, usado no tratamento de herpes simples, este a.a. + vitamina forma a l-carnitina, um bioquímico que possibilita ao tecido muscular a usar oxigênio com maior eficiência retardando a fadiga, ajuda no crescimento ósseo, auxiliando a formação do colágeno, a fibra protéica que produz ossos, cartilagem e outros tecidos conectivos.

Methionina: percussor da cistina e da creatina, ajuda a aumentar os níveis antioxidantes (glutathione) e reduzir os níveis de colesterol no sangue, ajuda a remover restos tóxicos do fígado e ajuda na regeneração do fígado e rins.

Fenilalanina: maior percussor da tirosina melhora o aprendizado, memória, temperamento, e alerta mental, usado em alguns tipos de depressão, elemento principal na produção de colágeno, tira o apetite.

Treonina: desintoxicastes, ajuda a prevenir o aumento de gordura no fígado, componente importante do colágeno, é baixo nos vegetarianos.

Triptofano: percussor principal da serotonina neuro-transmissor que oferece efeito calmante, estimula a produção de GH, encontrados nas fontes de comidas naturais , promove sonolência , por isso deve ser consumido à noite.

Arginina: pode aumentar a secreção de insulina e glucagon e GH , ajuda na reabilitação de ferimentos , formação de colágeno e estimula o sistema imune , percussor da creatina , acido gama amino buturico ( GABA , um neuro-transmissor do cérebro ) , pode aumentar a contagem de esperma e a resposta T-lymphocyte.

Cisteina: ajuda a prevenir danos oriundos de álcool e tabaco, estimula a atividade das células brancas no sangue.

Tirosina: percussor dos neuro-transmissores dopamina, norepinefrina e epinefrina, assim como a tireóide, GH, melanina (pigmento responsável pela cor do cabelo), aumenta a sensação de bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário