Introdução
Toda a forma de vida depende da água, e se não existe vida onde também água. A saúde humana também depende da água. parcela considerável da humanidade sofre com doença de veiculação hídrica. No Brasil estima-se que 20% da população não tenha acesso à água potável 40% da água das torneiras não tem confiabilidade, 50% não tem coleta de esgotos e apenas 20% do esgoto coletado è tratado.Em São Paulo, a situação e um pouco melhor, mas ainda temos muitos a fazer. A ONU prevê que até 2025, 40%da população do planeta terá problemas de água.
No Brasil 18% da utilização da água é para consumo humano. A maior parte da água é consumida em irrigação (63%) e uso industrial.
Crise da Água
Apesar da água cobrir 70% de nosso planeta, apenas 2,4% são compostos por água doce, composta, por sua vez, pela evaporação da água salgada.
Entretanto, esse equilíbrio tem sido capaz de manter em harmonia a biosfera terrestre.A distribuição de mananciais e a poluição, bem como aumento do consumo projetam uma sensação de escassez progressiva da água. Cabe a o homem escolher qual atitude tomar: alinhar-se aos que querem preservar a água como patrimônio de todas as formas de vida no planeta, ou buscar lucros mesquinhos com as situações e de escassez e de exclusão dos mais pobres.
A escassez da Água
Na verdade, o problema não é de escassez de água, antes é um problema de distribuição, gerenciando o acesso. Assim, contraposta a riqueza amazônica de água, temos regiões áridas e insulares, onde a falta de água é problemática, bem como áreas que estão com seus mananciais comprometidos , tanto pelo aumento de consumo , quanto pela poluição.
Guerras pela Água
Em certas regiões de clima árido, a água já e motivo de tensão militar, como por exemplo, no conflito árabe - israelense, onde um dos fatores de discórdia é justamente o acesso à água. É um tópico importante, pois o uso fraterno dos mananciais não interessa, muitas vezes, a paises e empresas multinacionais poderosas e ávidas por controlar riquezas alheiras, em função do lucro. Tal assunto não pode deixar de ser encarado pelos gestores públicos e pelos cidadãos, pois a adoção de uma lógica de mercado somente asseguraria o abastecimento aos ricos, e não aos pobres, que não interessam as grandes empresas privadas.
Realidade Nacional
O Brasil é um país extremamente favorecido no que toca à questão da água, tendo parcela importante da água doce disponível em todo o planeta, Esta riqueza encontra-se distribuída de forma muito desigual, A Amazônia concentra 70% das nossas reservas, o Centro Oeste, 15% , o Sul e Sudeste, 6% cada uma e o Nordeste, apenas 3%, Apesar disso, o estado com a menor disponibilidade de água doce percapita é Pernambuco, e tampouco atingiu níveis considerados de escassez.
Tratamento de Água e Esgoto
Conhecida como solvente universal, a água sempre retém algum resíduo dos materiais com os quais entra em contato. Mesmo a água doce da natureza, presente nos rios, lagos e lençóis subterrâneos, contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente, como sais dissolvidos, partículas em suspensão e microorganismos.
Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE´s), todos os componentes poluidores são separados da água antes de retornarem ao meio ambiente.
O Esgoto Bruto que chega às Estações passa por diversas etapas de tratamento, que acontece em duas fases, a sólida e a líquida.
Conclusão
Mais do que qualquer outro elemento, a água esta presente em cada momento da vida do ser humano. Da concepção, ao nascimento; da benção do batizado as brincadeiras da infância; da economia à saúde. Sua falta traz privações e desespero, tanto quanto sua abundancia e desespero, tanto quanto sua abundancia leva ao progresso e ao desenvolvimento.
Salvo raras exceções, todas as grandes metrópoles do planeta se situam em locais com alta disponibilidade de água. Salvo todas as exceções, todas as grandes guerras foram por disputas de água.
Considerando o ouro azul do século XXI a água se destaca nos fóruns de debate de todos os segmentos da sociedade. Suas interligações com o mundo da cultura, da política, da economia, do esporte, da religião, do lazer e de muitos outros são tantas que cada um dos 365 dias do ano, poderia ser abordado um aspecto diferente.
Ao lançar a Campanha da Fraternidade 2004 com o tema “Água fonte de vida”, a CNBB demonstra mais do que responsabilidade, marcas constantes de seu trabalho: mostra que esta disposta a discutir e encontrar soluções para o presente e para o futuro do homem.
Ao apoiar a iniciativa, a Sabesp reafirma sua missão de promover o aprimoramento da qualidade de vida, através das ações de saneamento básico e ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário