Modelo de desenvolvimento que leva em consideração, além dos fatores econômicos, aqueles de caráter social ecológico, assim como as disponibilidades dos recursos vivos e inanimados, as vantagens e os inconvenientes, a curto, médio e longo prazos, de outros tipos de ação. Tese defendida a partir do teórico indiano Anil Agarwal, pela qual não pode haver desenvolvimento que não seja harmônico com o meio ambiente. Assim, o desenvolvimento sustentável que no Brasil tem sido defendido mais intensamente, é um tipo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades econômicas do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras; Segundo definição em 1987 da Comissão Brutland, da ONU, no relatório "Nosso futuro comum", é o desenvolvimento social, econômico e cultural que atende às exigíncias do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Para os países pobres, de acordo com o relatório "Nossa própria agenda", da Comissão de Desenvolvimento e Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, o desenvolvimento sustentado é essencialmente a satisfação das necessidades básicas da população, sobretudo dos grupos de baixa renda, que chegam a mais de 75% do continente.
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante dessa constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.
As pessoas que trabalharam na Agenda-21 escreveram a seguinte frase: "A humanidade de hoje tem habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações encontrar suas próprias necessidades".
Acredita-se que isso tudo seja possível, e é exatamente o que propõem os estudiosos em Desenvolvimento Sustentável, que pode ser definido como: "Equilíbrio entre tecnologia e ambiente, revelando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da eqüidade e justiça social".
Metas a serem atingidas com o Desenvolvimento Sustentável:
1- A satisfação das necessidades básicas da população (educação,alimentação, saíude, lazer, etc.);
2- A solidariedade com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);
3- Participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal);
4- A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc.);
5- A elaboração de um sistema social garantindo emprego segurança social e respeito a outras culturas ( erradicação da miséria, do preconceito do massacre de população oprimidas, como por exemplo os índios);
6- A efetivação dos programas educativos.
Na tentativa de chegar ao Desenvolvimento Sustentável, sabemos que a educação para chegar ao Desenvolvimento Sustentável nescessita:
1- Redução de desperdício de recursos (naturais, financeiros e humanos )
2- Controle e prevenção da degradação ambiental;
3- Redução do volume de lixo e tratamento do mesmo;
4- Melhoria na condições de moradia, saneamento e provisão de água;
5- Melhoria no nível de saúde (higiene e prevenção) e educação básica;
6- Oportunidade para a cultura, lazer e recreação;
7- Promoção de oportunidades para o trabalho;
8- Acesso a informações e ao processo de tomada de decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário